Desodorante caseiro, fácil de fazer e que funciona!
Quando comecei a estudar sobre alimentos naturais e orgânicos, logo estava descobrindo que também os cosméticos que usava poderiam ser substituídos por outros menos tóxicos. Foi assim com os desodorantes e antitranspirantes industrializados que eu utilizava. Primeiro eu os substituí por desodorantes naturais, mas confesso que o preço me desanimava um pouco. Foi quando eu descobri uma solução barata e não-tóxica e que é incrivelmente fácil de fazer.
Mas qual o problema dos desodorantes industrializados?
Os desodorantes e antitranspirantes convencionais possuem uma série de produtos químicos na sua composição. Para mim, isso por si só, já é motivo suficiente para substituí-lo por produtos mais naturais, menos tóxicos e sem desperdício de embalagens todo mês. Esses produtos químicos tem sua função, como o de conservar, antioxidar, emulsificar; umectar, entre outros, porém alguns estudos vêm demonstrando aspectos negativos desses produtos químicos à saúde.
Fiz uma lista abaixo, mostrando os principais componentes de desodorantes e antitranspirantes industrializados e seus efeitos:
Fiz uma lista abaixo, mostrando os principais componentes de desodorantes e antitranspirantes industrializados e seus efeitos:
Triclosan
É um composto capaz de inibir o crescimento de fungos, vírus e bactérias. Porém muitos estudos, demonstram os efeitos nocivos do triclosan à saúde, como induzir a resistência às bactérias, contribuindo para o desenvolvimento de superbactérias, desregular a função normal da tireóide e, segundo o estudo da revista científica americana, o triclosan pode retardar o funcionamento de músculos do corpo humano, como o coração.
Parabenos
Atuam como conservantes nos desodorantes. Os efeitos negativos são: irritação, alergias de pele e envelhecimento precoce. Existe a possibilidade de que o uso de produtos com parabeno possa levar ao surgimento de câncer.
Fragrâncias
As fragrâncias são resultado de uma mistura de outras substâncias químicas junto com dispersantes de fragrâncias, como o dietil ftalato. Elas são responsáveis por deixarem os produtos cosméticos com um perfume agradável. Porém, o aroma agradável dos cosméticos está relacionado a vários problemas de saúde em humanos, como desregulação do sistema reprodutivo, câncer de rim, pulmão e fígado e aumento das chances de desenvolvimento de obesidade e alergias de pele.
Alumínio
O alumínio é utilizado na composição dos desodorantes que possuem a função de antitranspirante. Há estudos relacionando o alumínio em cosméticos com o surgimento de câncer de mama, problemas hormonais e doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, além de irritação na pele.
Alternativas
Atualmente, já existem no mercado produtos que excluem da sua formulação esses componentes nocivos à saúde encontrados em desodorantes e também em antitranspirantes.
Pessoalmente, acho que vale a pena fazer o meu próprio desodorante. Além de rápido, é muito mais barato e posso usar ingredientes que já tenho em casa.
Agora se você preferir comprar um desodorante natural ao invés de fazê-lo, esta é uma ótima opção , livre de Metais Pesados, Não Testado em Animais, Sem Corante Artificial, Sem Parabenos, Sem Sulfatos e Vegano.
Receita caseira de desodorante
Na minha primeira receita de desodorante caseiro que fiz, utilizei o óleo de côco como base. No entanto, descobri que a manteiga de karité, além de atuar como um calmante para a pele é uma opção melhor porque não é tão gordurosa e absorve mais rapidamente na pele. Isso é muito importante, se você estiver se vestindo com pressa. Digo isso, porque manchei algumas blusas com o desodorante à base de óleo de coco, e estava quase desistindo de usar desodorantes caseiros por conta disso. Por isso essa receita nova que vou passar é tão perfeita!
E então, pronto para fazer seu próprio desodorante natural e livre de químicas? Tudo bem, aqui está a receita!
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (onde comprar bicarbonato de sódio)
- 4 colheres de sopa de pó de araruta ou de amido de milho não-OGM (OGM é a sigla para Organismos Geneticamente Modificados) (onde comprar pó de araruta, onde comprar amido de milho não OGM)
- 5 colheres de sopa de manteiga de karité (onde comprar manteiga de karité)
- 10 gotas de óleo essencial (eu usei de lavanda, mas pode colocar um de sua preferência - onde comprar óleo essencial de lavanda)
Modo de preparo
Derreta a manteiga de karité em banho-maria em fogo médio. Retire do fogo e coloque em uma tigela, adicionando o bicarbonato de sódio e pó de araruta (ou amido de milho juntos). Adicione o óleo essencial da sua preferência. Depois misture tudo com uma colher, até adquirir uma pasta homogênea - agora é a hora da força e agilidade. Pode parecer que a mistura fica um pouco seca no início e você vai se perguntar se ele realmente vai misturar, mas irá. Depois é só transferir para um frasco de vidro limpo e com tampa.
Modo de usar
Usando a ponta dos dedos, coloque uma quantidade pequena de desodorante e esfregue-o na sua área da sua axila até que fique invisível. O desodorante irá absorver rapidamente e mantê-la fresca e seca.
É incrível, porque o desodorante absorve totalmente. Depois de algumas horas, quando coloquei minha mão na axila, ela estava tão seca e macia que nem pude acreditar! No verão eu sempre reforçava o desodorante industrializado que usava umas 3 ou 4 vezes, ou sempre que sentia necessidade, mas com esse desodorante uma única vez foi suficiente.
Façam o teste e vejam se com vocês acontece o mesmo e aproveitem para deixar seus comentários. Em breve farei mais posts sobre outros desodorantes caseiros que testei e aprovei, um deles para peles sensíveis que intercalo na utilização desse!
Adorei o artigo, vou experimentar!
ResponderExcluir