Tudo sobre a DIETA ALCALINA: benefícios, o que consumir e mais

agosto 04, 2017


O QUE É A DIETA ALCALINA?


Uma alimentação alcalina é baseada em consumo de frutas e vegetais e na eliminação de alimentos industrializados. É considerada a melhor dieta para a longevidade e saúde geral do corpo. 

Promove maior consumo de frutas e vegetais, sendo uma dieta rica em alimentos antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, é fonte de nutrientes, como vitaminas e minerais.

Hoje em dia, uma dieta típica ocidental possui um alto teor de sódio, gorduras, açúcares, laticínios e alimentos processados e refinados, contendo muito pouco magnésio, potássio, antioxidantes, fibras e vitaminas essenciais. 

Todas essas mudanças na dieta humana resultaram em um aumento da chamada acidose metabólica. Essa acidose metabólica acelera o processo de envelhecimento e provoca a perda gradual de funções de órgãos e degeneração de tecidos e massa óssea. Os altos graus de acidez forçam o corpo a roubar os minerais de células, órgãos, tecidos e ossos, predispondo o organismo a algumas doenças.

A dieta alcalina é baseada em um plano alimentar onde se aumenta o consumo dos alimentos alcalinos e reduz os alimentos ácidos. Vale lembrar que os alimentos são classificados como ácidos ou alcalinos após a sua digestão, e não pelo sabor mais ácido ou não. Sendo assim, todas as frutas ácidas são permitidas, já que após digeridas elas se tornam alcalinas. Por isso, apesar de ser extremamente ácido, o limão é um dos principais alimentos da dieta alcalina, pois ajuda a alcalinizar o sangue.

A MEDIÇÃO DA ALCALINIDADE É FEITA PELO PH. MAS AFINAL, O QUE É PH? QUAL O PH IDEAL?

O pH é uma medida da acidez ou alcalinidade dos fluidos do nosso corpo em uma escala de 0 a 14. 
Quanto mais ácida for uma solução, menor será seu pH. Quanto mais alcalino, maior o pH, sendo que o pH 7 é considerado neutro. 

O nosso organismo funciona em um pH levemente alcalino, entre 7,35 e 7,45. Esse valor refere-se aos fluidos do corpo, como sangue e urina, visto que os níveis de pH variam em todo o corpo, sendo o estômago a região mais ácida.  

Nessa faixa de pH alcalino (7,35 e 7,45), a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas são mais eficientes o que proporciona uma maior resistência a doenças e permite uma boa oxigenação e nutrição das células e tecidos, além de proteger células saudáveis ​​e equilibrar os níveis essenciais de minerais.



Em um meio ácido, por exemplo, o corpo não consegue absorver o cálcio para os ossos. Outros sintomas que podem ocorrer em pessoas que estão com o pH mais ácido, são: cansaço, queda de cabelo, pouca capacidade de concentração, alteração de peso, aceleração do processo de envelhecimento, osteoporose, pedras nos rins, câncer, dores nas costas, diabetes, problemas 
cardiovasculares, além da perda gradual de funções de órgãos e degeneração de tecidos e massa óssea, pois os altos graus de acidez forçam o corpo a roubar minerais de ossos, células, órgãos e tecidos.

O livro da DIETA ALCALINA, contém uma tabela que contém o pH de mais de 200 alimentos. Se você deseja se aprofundar e passar a seguir essa dieta, essa pode ser uma excelente fonte de estudo e prática.

COMO SABER QUAL O SEU PH?

A verificação do nível de pH é muito simples e pode ser feita em casa. Para isso, é preciso adquirir um papel indicador de pH, que pode ser adquirido em lojas de produtos químicos, ou de materiais para laboratório. O kit vêm com 100 papéis indicadores, portanto 100 testes, com valor médio de R$ 40,00 podendo ser usado para medir o pH da água e de qualquer solução.

Ao adquirir o papel indicador, você pode fazer o teste através da saliva ou da urina. O melhor momento para testar o seu pH é logo ao acordar. 

Teste do pH da saliva

Pegue a tira de papel indicador e passe sobre a língua. Um pH entre 6,4 a 6,8 é considerado um pH ótimo para a saliva. Caso o pH da saliva esteja abaixo de 6,4 é um indicador de insuficiência de reservas alcalinas. Após uma refeição o pH da saliva tende a aumentar para 7,5 ou até mais. O ideal é que o pH de sua saliva permaneça entre 6,4 e 7,5 o dia todo.

Teste do pH da urina

A faixa ideal do pH da urina está entre 6,0 e 7,0, porém o pH da urina poder variar entre 4,5 (muito baixo, ácido) e 9,0 (muito alto, alcalino). Se o seu pH urinário variar entre 6,0 e 6,5 logo pela manhã e entre 6,5 a 7,0 a tarde e à noite após jantar, é sinal de que o corpo está funcionando bem, dentro de uma faixa de pH adequada.


O QUE CONSUMIR - ALIMENTOS ALCALINIZANTES:

FRUTAS: abacate, laranja, banana, cereja, abacaxi, pêssego, figo, melão, kiwi, mirtilo, maçã, pêra, limão, lima, melancia, uva, manga, mamão papaya, tâmaras. 

VEGETAIS: cenoura, tomate, milho, repolho, ervilha, batata, azeitona, quiabo, abóbora, beterraba, aipo, alface, abobrinha, batata doce, aspargo, cebola, alho, salsa, espinafre cru, brócolis, castanhas, amêndoas, óleos de oliva, amaranto, arroz, feijão, lentilha, quinoa, alfafa, cevada, pepino, couve, gengibre, endívia, repolho, aipo, beterraba e inhame. 

OUTROS: cogumelos, tofu, suco de vegetais, chás (gengibre, verde, de ervas), água com limão, água de coco.

ÁGUA ALCALINA: A água para ser considerada alcalina deve possui um pH acima de 7. Outra forma de alcalinizar a água é acrescentar rodelas de limão ou gotas de limão em um copo de água, consumindo logo em seguida para evitar a oxidação do limão.


O QUE EVITAR - ALIMENTOS ACIDIFICANTES:

Açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas, suco processado, água com gás, água tônica, adoçantes, chocolate, espinafre cozido, amendoim, pastéis, massa, queijo, leite, sorvete, ovo, manteiga, iogurte, café, trigo, aveia, centeio, além de alimentos ricos em amido, industrializados e processados (ricos em sódio e em gorduras), laticínios e carnes vermelhas.

OUTROS FATORES QUE PODEM TORNAR O SANGUE ÁCIDO: Estresse, alimentos muito processados e industrializados com excesso de corantes e conservantes, poluição, exposição a produtos químicos e pesticidas.


DIETA ALCALINA PARA EMAGRECER

Apesar de não ser o seu principal objetivo, a dieta alcalina auxilia no emagrecimento, pois incentiva a ingestão de alimentos integrais, frutas, legumes e verduras, e reduz o consumo de alimentos responsáveis pelo aumento do peso, como os industrializados ricos em sódio, as frituras, açúcar e bebidas alcoólicas.

Dessa forma, essa dieta pode emagrecer pois fornece mais nutrientes e melhora o funcionamento geral do organismo, o que acelera o metabolismo e faz com que a queima de gorduras seja mais eficaz. 


BENEFÍCIOS DA DIETA ALCALINA

  • Protege a densidade óssea e a massa muscular;
  • Reduz o risco de hipertensão e AVC;
  • Diminui a dor e a inflamação crônicas;
  • Ajuda a melhorar a função imunológica;
  • Ajuda a manter um peso saudável;
  • Auxilia na reeducação alimentar;
  • Pode ajudar no processo de emagrecimento;
  • Ajuda a prevenir a formação de placas nos vasos sanguíneos;
  • Evita que o cálcio se acumule na urina;
  • Previne cálculos renais;
  • Auxilia na saúde de ossos e articulações;
  • Reduz a retenção de líquidos e
  • Auxilia no tratamento contra a diabetes.


RECOMENDAÇÕES

A dieta alcalina não possui contraindicação, mas como em qualquer dieta é fundamental ter um acompanhamento de um nutricionista ou médico com experiência no assunto, para que possa analisar a individualidade bioquímica e adequar as necessidades nutricionais de cada um.


PARA SABER MAIS




Se você deseja aprender mais e seguir pra valer essa dieta, indicamos o ebook  DIETA ALCALINA, que contém TODAS as informações que você precisa saber para ter um estilo de vida saudável e viver mais e melhor. É um kit com vários ebooks, incluindo um livro com 99 receitas alcalinas (sem açúcar, sem lactose e sem glúten), além de uma tabela de PH com mais de 200 alimentos. (clique aqui para saber mais)






No livro, A CURA ALCALINA, o Dr. Stephan Domenig, diretor do F. X. Mayr Health Center, conhecido como o spa mais transformador do mundo, explica como é possível perder peso, ganhar saúde e rejuvenescer em apenas 14 dias. A solução é o plano de nutrição alcalino, clinicamente testado e aprovado, que este livro apresenta, bem como as 40 receitas deliciosas que o acompanham. (Livro importado, clique aqui para ver o preço)





O livro DIETA ALCALINA - Guia Completo, mostra quais os alimentos alcalinos que você deve comer durante a dieta, quais os passos a tomar para garantir que você tenha sucesso durante esta dieta e os benefícios concretos para aderir a uma dieta alcalina além de receitas fabulosas para opções de café da manhã, almoço, jantar, sobremesas e lanches.
(clique aqui para ver o preço)



CONCLUSÃO

Uma dieta alcalina inclui alimentos integrais que têm efeitos positivos sobre os níveis de pH do sangue e da urina, tornando-os alcalinos.

Os alimentos que fazem parte dessa dieta incluem frutas e vegetais inteiros, alimentos crus, sucos verdes, além de água alcalizada.

Os alimentos considerados ácidos e limitados em uma dieta alcalina, incluem alimentos com alto teor de sódio, alimentos industrializados e muito processados, muita proteína animal, açúcares e laticínios.

Os benefícios de uma dieta alcalina incluem uma melhor saúde cardíaca, ossos mais fortes, diminuição da dor, além de maior absorção nutricional.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.